quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sobre George R. R. Martin: o autor de Guerra dos Tronos


Eu acredito que a melhor maneira de começar os posts deste blog é falando do autor de As Cronicas de Gelo e Fogo : George Raymond Richard Martin.

Comecei a escrever sobre ele e pensei que seria ideal se as primeiras descrições sobre ele viessem de suas próprias palavras.

Sendo assim, resolvi deixar minhas anotações para outro momento e traduzir e editar a biografia de George que está em seu site.

Eis a tradução [editada].

George R.R. Martin nasceu em 20 de setembro de 1948, em Bayonne, New Jersey. Filho de Raymond Martin Collins, um estivador, e de Margaret Brady Martin. Tem duas irmãs, Darleen Lapinski Martin e Janet Martin Patten.

Martin estudou em duas escolas, Mary Jane Donohoe School e Marist High School.

Começou a escrever muito jovem, vendendo histórias de monstros para outras crianças da vizinhança por centavos, incluindo leituras dramáticas. Mais tarde, ele se tornou colecionador e fã de quadrinhos na escola, e começou a escrever ficção para fanzines de quadrinhos. A primeira venda profissional de Martin aconteceu em 1970, aos 21 anos: “The Hero [O Herói]”, vendido para a Galaxy, publicado na edição de fevereiro de 1971. Outras vendas se seguiram.

Em 1970, Martin recebeu o bacharelado em Jornalismo, pela Northwestern University, Evanston, Illinois, e concluiu o mestrado em Jornalismo, em 1971, também pela Northwestern.

Um detalhe curioso é o fato dele ter se declarado “Objetor de Consciência”. O termo é bem estranho nessas paragens, mas bastante comum nos Estados Unidos. Trata-se de alguém que se recusa a prestar serviços militares, usando seu direito de alegar ser pacifista, antimilitaristas, evocando valores éticos, morais, etc... [algo muito diferente daqui]. Porém, em troca de sua dispensa, alguém que apresenta essa recusa deve “servir” de algum modo. No caso de George Martin, prestou serviços voluntários em algumas organizações, como a Cook County Legal Assistance Foundation e a Continental Chess Association, dentre outras coisas.

Em 1975, ele se casou com Gale Burnick. E se divorciaram em 1979, sem filhos. No mesmo ano, Martin passou a ser escritor em tempo integral.

Mudou-se para Hollywood e se tornou editor de história para Twilight Zone [Além da Imaginação], na CBS, em 1986. Em 1987, Martin tornou-se consultor executivo de A Bela e a Fera e, em seguida, em 1989, passou a ser Produtor Co-Supervisor do mesmo filme. Foi o produtor executivo do filme de 1992-93 “Doorways”.

Atualmente, mora em Santa Fé, no Novo México. É membro da Science Fiction & Fantasy Writers of America (tendo sido Diretor Regional Centro-Sul 1977-1979, e Vice-Presidente 1996-1998) e do Writers Guild.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog. Estávamos mesmo precisando de algo assim sobre Guerra dos Tronos.

    ResponderExcluir