sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Brienne


Brienne pertence à Casa Tarth, sendo filha e herdeira de Selwyn Tarth.

Sua personalidade e caráter, suave, honesta e leal, contrasta com sua aparência: de aproximadamente 1,90m, forte, corpulenta, excelente na espada.
É motivo de gozação por parte de outros cavaleiros, por sua aparência longe de bonita e por ser uma mulher desempenhando um papel quase exclusivamente de homens. É chamada perjorativamente de “Beleza” (no original, “Beauty”).

No volume 2, “A Fúria dos Reis”, ela é apresentada como membro da Guarda Arco-Íris, a guarda de Renly Baratheon, apoiando sua causa de tomar o Trono de Ferro. Leva sua lealdade a ele ao extremo, fazendo Catelyn pensar que se Brienne seria apaixonada por Reinly.

Um fato interessante sobre essa personagem é a irritação do próprio autor, George R.R. Martin, sobre os questionamentos quanto a aparência de Brienne.
Quando insistiram sobre qual seria exatamente a altura dela, ele declarou :

Eu ficaria louco se eu tivesse que medir todos os meus personagens. Brienne tem mais que 1,90m, mas não chega perto de 2,00m. Certamente não acima.
Na verdade, acho que é irreal eu especificar a altura por cada polegada. Inferno, mesmo na vida real eu não sei exatamente a altura de alguém, exceto talvez de alguns amigos próximos. Quando encontramos pessoas, nós as percebemos em termos gerais – alto, baixo, de estatura média, gordo, magro, o que você vê, não em termos de polegadas e libras. Nós frequentemente as percebemos como elas se relacionam com nós mesmos.
Apenas na minha cabeça, eu diria que Brienne é mais alta que Reinly e Jaime e significativamente mais pesada, mas nada perto do tamanho de Gregor Clegane, que é o verdadeiro gigante da série. Mais baixa do que Hodor e Greatjon, talvez um pouco mais baixa que Cão de Caça, talvez aproximadamente a mesma altura de Robert.




E sobre questionamentos a respeito dela realmente ser mulher, George disse enfativamente:

Ela é do sexo feminimo.
É a Idade Média. Eles não sabem sobre DNA. Seus conhecimentos da genética ficam em torno de teorias sobre o “sangue” de uma pessoa.
Se eu começar a me preocupar com os cromossomos de Brienne, o próximo passo é tentar descobrir as propriedades aerodinâmicas de dragões, e então a coisa toda desmorona. Brienne é uma mulher enorme, simples, sem enfeites, uma aberração da natureza pelos padrões de seu próprio mundo e tempos... eles não podem explicar sobre  a ela, e nem devem.





Então, esta é Brienne.


3 comentários:

  1. Muito bom o post, Edhel, mas se você me permite, ele não fala que ela é caseira, ele diz que ela é "homely" o contrário de "comely", homely quer dizer simples, sem ornatos, rústico, inculto, sem graça. Desculpe postar um comentário pra te corrigir.

    ResponderExcluir
  2. Oie,

    Obrigada pela correção!
    Vou alterar.
    Beijão

    ResponderExcluir